Agricultura

Na Linha Auxiliadora famílias estão desde segunda sem luz

Agricultura - 26/01/2022 14:14
Juliane Casaril e Gilberto Luiz Dalla Vecchia terão prejuízo de R$ 30mil neste lote de frango devido a falta de luz
Agricultura - 26/01/2022 14:1426/01/2022 14:14

Na Linha Auxiliadora, interior de Encantado, sete família e uma empresa de óleo animal estão sem energia elétrica desde segunda-feira.  Todas as famílias já ligaram inúmeras vezes para a RGE que promete ir em quatro horas, mas até o momento não apareceram para sanar o problema.

Um dos moradores é Moacir Carlos Dalla Vecchia que tem 10 vacas de leite que dão uma média diária de 100litros. “Desde segunda já gastei R$ 300 em gasolina para manter o gerador ligado, poder ordenhar as vacas, manter o leite no resfriador e manter os alimentos da geladeira e do freezer. O custo que tenho com o gerador é maior do que ganho com o leite”.  Moacir também tem sua mãe de 92 anos em casa, Elza Zanatta Dalla Vecchia e com as temperaturas altas ela acaba sofrendo muito. “Não tem como ligar o ar condicionado para mãe sem luz, ela sofre muito com o calor que está fazendo. E o nosso problema seria fácil de resolver é só manter a rede limpa, tem um trecho que passa no meio de eucaliptos, quando dá qualquer vento, os galhos batem no fio e ficamos sem luz. Seria só ir lá ligar a chave, mas somos sempre os primeiros a ficar sem luz e os últimos a serem atendidos. Só nesse mês de janeiro essa é a terceira vez que estamos sem luz”.

Moacir Dalla Vecchia deixa o gerador ligado direto para tentar manter o leite e a geladeira e freezer 

 

Juliane Casaril e Gilberto Luis Dalla Vecchia também moram na localidade, o casal tem um aviário que hoje tem 13.500 frangos. “Segunda-feira, quando faltou luz, logo depois morreu 200 frangos. Ligamos na RGE, temos inúmeros protocolos e ocorrências contra a empresa, mas nada adianta. Por saber que eles não viriam arrumar a rede, na terça-feira alugamos um gerador que vamos pagar R$ 1.800,00 por dia e mais o combustível. Hoje os frangos estão com 44 dias e só serão carregados a partir dos 50 dias, e precisamos manter eles vivos” diz desesperada Juliane. O nosso prejuízo com esse lote chega aos R$ 30mil, porque estamos gastando em média 70 litros de diesel por dia, além disso, essa é a terceira vez que ficamos sem luz esse mês, no dia 2 de janeiro caiu duas fazes da luz e só ficou uma funcionando na rede e isso causou a queima de onze motores trifásicos que temos na propriedade. Gostaria de saber se a RGE vai arcar com esses custos?” questiona Gilberto. O atendimento da RGE é a principal reclamação da família. “Ligamos para a RGE e pedem para termos paciência porque o temporal foi em todo o estado, mas nos locais onde a Cerfox e Certel atendem também teve temporal, só que lá eles arrumam logo. É 20 anos que estamos pedindo para trocar a rede de lugar ou fazer uma manutenção contínua de roçadas, principalmente na parte da rede que passa pelos eucaliptos e nunca fizeram nada. Não temos mais paciência, estamos no limite com o atendimento da RGE”.

 

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news