A direção da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) está empenhada em conseguir uma área de terra para construir a nova sede da escola. A entidade que é referência para doze municípios, atende a três ramos principais: o primeiro com a Escola de Educação Especial Recanto Encantado que atende desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos (EJA), o segundo ramo é a saúde que oferece clínica para atendimentos psicológicos, terapia ocupacional, neuropediatria e fisioterapia e o terceiro ramo é da assistência social que realiza o acompanhamento dos usuários dos serviços e de seus familiares. Além disso, a APAE também é a gestora do Centro Integrado em Reabilitação Motora (CER) que está localizado em outro prédio.
Diariamente 50 alunos frequentam a APAE para a escolarização, além destes, outros 40 acessam os serviços da assistência social. Há poucos dias um novo serviço teve a habilitação concedida pelo Estado, através do Programa TEAcolhe, a APAE será sede do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no Vale do Taquari. A entidade se tornará referência para o atendimento as pessoas com autismo dos 37 municípios da região com profissionais nas áreas de assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, neurologia, pedagogia, psicologia e terapia ocupacional.
A APAE está hoje em uma área de 2.660 m² e que possui 1.560m² construídos abrigando salas de aula, direção, refeitório, biblioteca, áreas de lazer, e lavanderia. “Não temos mais salas disponíveis, precisamos urgentemente de uma área maior para iniciarmos a construção de uma nova sede para a entidade que tenha entre 8.000 e 10.000m²” reivindica o presidente da APAE Felipe Henrique Giaretta. A diretora da entidade Floraci Simone Bassegio explica que a APAE hoje realiza 800 atendimentos por mês. E no mínimo cem pessoas circulam pela entidade durante o dia. “A mesma pessoa tem diversos atendimentos, ela pode ir na escola, participar de oficinas, ter atendimento clínico tudo no mesmo local. Ficamos muito felizes em sermos reconhecidos como serviço de excelência e termos ganho o Centro Regional de Referência em Autismo, mas o poder público precisa ser parceiro, não temos como aumentar nosso atendimento com a estrutura que temos hoje”. O presidente da entidade diz que já procurou a Administração Municipal de Encantado, conversando com o prefeito Jonas Calvi “tivemos uma conversa com o prefeito há cerca de duas semanas, estamos aguardando a doação da área de terra para podermos iniciar essa obra que é de suma importância para Encantado que busca se firmar como polo de saúde”.
A entidade tem 42 funcionários nas áreas de saúde, educação, assistência social, administrativo e lavanderia, mais três estagiários.
A APAE hoje é mantida com o repasse de R$ 7mil por mês do SUS e mais a contrapartida em forma de convênio dos municípios. Além da renda que é gerada com a lavanderia da entidade que utiliza a mão de obra de alguns usuários que podem estar no mercado de trabalho.
50 ANOS APAE
A APAE terá no dia 1º de dezembro um evento alusivo aos 50 anos da entidade no Auditório do Sicredi de Encantado. Baseado no conceito que a entidade emprega aos seus usuários de ressignificar conceitos e transformar histórias.
A Apae foi fundada em 28 de dezembro de 1971, com o objetivo de prestar atendimento à crianças, jovens e adultos com deficiência, na área pedagógica, clínica e social, promovendo o desenvolvimento integral do aluno, respeitando os limites de sua capacidade, visando a formação de sua personalidade para melhor convivência familiar e social.
A APAE é uma instituição sem fins lucrativos que atualmente atende a alunos dos municípios de Encantado, Doutor Ricardo, Muçum, Nova Bréscia, Vespasiano Corrêa, Coqueiro Baixo, Capitão, Relvado e Roca Sales. Outros três municípios tem na entidade referência para atendimento as pessoas especiais.