Esportes

Rocassalense Diego Ziegg faz grande trabalho no Juventude

Esportes - 31/08/2025 13:49
Esportes - 31/08/2025 13:4931/08/2025 13:49

Natural de Roca Sales, Diego Ziegg possui uma longa e sólida trajetória no futebol, tudo iniciou na escolinha Centro de Treinamento Esportivo (CTE). Após alguns anos, iniciou sua carreira profissional no Esporte Clube Novo Hamburgo, onde permaneceu por uma década. Nesse período, passou por diversas funções, quando começou como treinador das categorias de base até se tornar gerente de futebol profissional, cargo que marcou a carreira com o título gaúcho de 2017. Após seguiu gerenciado a base em diversos clubes do Estado e País.
Desde 2023 está no Esporte Clube no Juventude quando atuou como gerente administrativo na base, e em 2024 assumiu o cargo de Diretor Executivo das Categorias de base do clube com atletas dos 12 aos 20 anos. Formado em educação física, também possui especialização como Executivo de Futebol e Gestão de Futebol.
O trabalho que vem sendo realizado está chamando atenção.  A base do EC Juventude vive um momento espetacular, pela primeira vez na história o clube disputou o campeonato Brasileiro Sub 20 e Campeonato Brasileiro Sub 17. Conforme Diego na Sub 20 a campanha foi muito boa, o Juventude ficou entre os oito melhores times do Brasil e jogou as quartas de final. Além disso, entre as equipes gaúchas na competição (Grêmio, Internacional e Juventude) a equipe da Serra foi a melhor das três. “Foi muito importante para nós ter essa primeira participação nesta competição que é de alto nível com as melhores equipes do Brasil e ficar entre os oito melhores”.
Já a categoria Sub 17 está ainda jogando o Campeonato Brasileiro faltando quatro jogos para finalizar a primeira fase e a equipe está no meio da tabela. “Estamos conseguindo fazer uma boa competição, principalmente, tendo em vista que a Sub 17 é uma categoria mais local, não temos muitos atletas de fora do Estado. Essa mesma equipe chegou na final do Campeonato Gaúcho e foi vice-campeã perdendo para o Grêmio na final. É uma categoria que sempre esteve em evolução dentro do clube e estamos conseguindo fazer grandes trabalhos”.
Atualmente o elenco profissional do Juventude conta com cinco atletas da base, da categoria sub 20. “Isso é muito bom, pois dá uma visibilidade muito boa para os atletas que estão indo para jogos, compondo em algumas partidas do Campeonato Brasileiro e com certeza é nosso trabalho sendo visto também pelo departamento de futebol profissional do clube”. 
Para o segundo semestre as equipes seguem disputando competições importantes. “A categoria Sub 20 disputará a Copa FGF que é uma competição profissional que nos dará bagagem. É uma oportunidade valiosa de estar jogando frente as equipes do profissional do estado. Essa competição servirá como preparação para a Sub 20 disputar a Copa São Paulo 2026”. 
Recentemente a categoria Sub 16 jogou a Copa Brasil Soccer Cup em Macaé no Rio de Janeiro e ficou vice-campeã perdendo a final para o Vasco. “É uma competição muito forte com várias equipes de nível como Bragantino, Cruzeiro, Santos, Internacional, Vitória, Bahia e conseguimos fazer uma grande competição e chegar na final perdendo nos pênaltis para o Vasco e agora, a Sub 16 está se preparando para jogar a Copa Laghetto, competição disputada em Gramado com nível muito bom também com equipes de todo o país”.
“O Juventude sempre foi um celeiro formador de atletas e disputando as competições principais estamos conseguindo mostrar todo o trabalho que o clube sempre realizou e assim dar maior visibilidade aos nossos atletas da base” diz Diego que junto da equipe realiza um grande trabalho na equipe da Serra.  

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news