Ao longo do mês de abril, três turmas formadas por membros do Conselho de Administração, supervisores e outros colaboradores da Cooperativa Dália Alimentos iniciaram o treinamento em Gestão pela Qualidade. A formação está sendo promovida pela Associação Gaúcha para a Qualidade (AGQ), em parceria com o Sistema Ocergs. Desde o ano passado, cinco grupos já iniciaram esse importante processo de qualificação, que em breve será concluído.
O Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, que integra uma das turmas, destacou a relevância do treinamento para as lideranças da cooperativa. “Na década de 1990, a Dália passou por uma profunda reestruturação administrativa, quando aderiu à gestão pela qualidade. Essa mudança foi decisiva para consolidar a cultura da qualidade na organização e impulsionar o crescimento da cooperativa. Por isso, optamos por revisitar esses mesmos princípios e fundamentos, reforçando o alinhamento da cultura da qualidade entre todos os gestores”, destacou Piccinini.
Ele também ressaltou que as ferramentas apresentadas durante o treinamento promovem a melhoria contínua. “São inúmeras operações e processos no dia a dia da Dália, e é fundamental estimular comportamentos e atitudes que agreguem valor, por meio da satisfação dos nossos clientes”, complementou ao mencionar que a satisfação do consumidor é um dos pilares da qualidade.
Aplicação nas fazendas e indústrias
O Vice-Presidente do Conselho de Administração, Pasqual Bertoldi, que também participou da capacitação, avaliou como essencial aplicar os conceitos de qualidade tanto nas propriedades rurais dos associados, responsáveis pela produção da matéria-prima, quanto nos processos de industrialização. “Este treinamento é muito importante, pois estamos revendo ferramentas como monitoramento, ações corretivas e preventivas, voltadas à melhoria contínua dos processos, que podem ser implementadas tanto nas propriedades quanto nas indústrias”, ressaltou Bertoldi.
Alinhamento estratégico e operacional
Já o conselheiro de administração que representa a Região do Vale do Rio Pardo, Marcelo Muller, enfatizou a importância da formação tanto para o grupo responsável pela visão estratégica da cooperativa quanto para os demais colaboradores. “Isso está contribuindo significativamente para o aprimoramento dos processos e operações diárias da Dália. O treinamento também serviu para o alinhamento de conhecimentos e da aplicação da gestão pela qualidade — desde o planejamento estratégico, essencial para a definição de metas de longo prazo, até o gerenciamento da rotina, que garante a eficiência operacional”, pontuou Muller.
Qualidade em três módulos
O treinamento foi dividido em três encontros que abordou seis assuntos: Conceitos e Fundamentos da Qualidade, Gerenciamento da Rotina e Melhorias, e Padronização de Processos, Indicadores de Desempenho de Processos, Programa 5S, Planejamento Estratégico e Liderança, Gestão de Pessoas e Administração do Tempo. As aulas foram ministradas pelos instrutores Giani Ferreira Esteves e Luciano Lima.