O nível do Rio Taquari em Encantado, medido às 11h30min pela régua eletrônica da plataforma HIDROWEB, é de 11 metros e 8 centímetros, já apresentando tendência de declínio. O tempo permanece fechado em Encantado e nas cabeceiras, com previsão de continuidade das chuvas.
Até o momento não há registros de desalojados nem desabrigados, tampouco interrupções no fornecimento de água ou energia elétrica. A Defesa Civil mantém atenção total aos riscos de deslizamentos de massa. Na madrugada de 17 de junho ocorreu um único escorregamento — sem vítimas e pequenos danos materiais — e, nesta manhã, foi identificada pequena movimentação de solo na Linha Chiquinha, causando danos parciais a uma residência.
Os principais pontos de monitoramento seguem inalterados: a localidade de Travessa Caiçara, em frente ao Fontana, continua com a passagem parcialmente bloqueada. O campo do CFM, próximo à Rua Tupanciretã, acumula água lentamente, sem ameaça direta às casas. Na Rua Panambi, na localidade da Barra do Jacaré, o arroio transbordou, sem causar maiores transtornos. As cabeceiras da ponte da localidade de Barra do Coqueiro sofreram danos parciais e parte do aterro está sinalizada. Já na Rua Padre Anchieta, uma árvore caída sobre a pista atingiu uma motocicleta estacionada e foi removida.
Nos bairros Navegantes, Porto Quinze, Lago Azul e Jacarezinho, áreas historicamente vulneráveis a enchentes, não há indícios de alagamento. Já nas comunidades de Linha Nova, Alegre, Azevedo e Anita, não foram registradas ocorrências, na Linha Cedro, ocorreu queda de terra e água sobre a estrada. Em Jacarezinho, Auxiliadora, Barra do Jacaré, São Roque, Santa Terezinha, Barra do Coqueiro, São Braz, Linha Divertida e São Luiz, as únicas intercorrências foram a remoção de pedras.
As equipes da Prefeitura e da Defesa Civil permanecem em campo monitorando cada ponto e atualizando a população. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato pelo (51) 9017-8016.