12/05/2023 16:40A Polícia Civil inaugurou nesta sexta-feira (12) a Sala das Margaridas na Delegacia de Polícia de Encantado. O espaço é especializado no atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
O Delegado de Encantado, Alex Edmundo Assmann falou da importância do espaço e agradeceu a todos que tornaram possível a construção da Sala. “A Sala das Margaridas significa um local de acolhimento e também um marco para a cidade de Encantado. A equipe passou por um curso de capacitação para dar esse atendimento especializado. Esse olhar diferenciado que a DP passa a ter com relação a violência doméstica, não era obrigatório para nós, mas sabemos que este é um fenômeno que tem ocorrido mais, e por isso julgamos importante ter esse espaço mais qualificado para que se encerre esse ciclo de violência. Só temos a agradecer a comunidade que proporcionou termos essa sala, foram diversos colaboradores como a advogada Raquel Cadore que também é mediadora e coordenadora do ciclo de paz, Laís Ferreira que é engenheira, a Taís Catarina que é arquiteta e fizeram o projeto, o diretor do Presídio Estadual de Encantado, Patrick Sbardelotto que cedeu a mão de obra, o prefeito Jonas Calvi que nos auxiliou, Fábio Pretto do Sicredi e as empresas que colaboraram Divine Chocolates e a Baldo”.
A Delegada da Polícia Civil do Vale do Taquari, Shana Luft Hartz, enfatizou a importância da Sala das Margaridas para o acolhimento das mulheres. “Existe um estudo que a mulher demora cerca de 10 anos para procurar ajuda quando se depara com a violência doméstica ou abuso, e quando ela procura essa ajuda é fundamental que seja bem acolhida e com um atendimento adequado. E a partir de agora Encantado conta com esse espaço”.
O Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Fernando Antônio Sodré de Oliveira também esteve presente do evento e comentou a importância sobre a importância da segurança na vida da mulher. “Somente hoje inauguramos duas Salas das Margaridas a região, uma aqui em Encantado e outra em Cruzeiro do Sul. Nós como Polícia Civil estamos juntos na pauta da defesa da mulher. Temos que pensar em cuidar das mães dos nossos filhos, porque serão elas que criarão a nova geração, e precisam passar a mentalidade de proteção, diálogo e respeito. Já passou da hora da sociedade brasileira se dar conta disso, precisamos cada vez mais proteger as mulheres e dar condições para que se sintam seguras”.
O que é a Sala das Margaridas?
Localizada dentro das Delegacias de Polícia, a Sala das Margaridas oferece um ambiente exclusivo para o atendimento às mulheres vítimas e seus filhos, separado de onde são registradas as ocorrências gerais – e, portanto, longe do agressor. A ideia é garantir a privacidade e o respeito às mulheres durante o relato das situações vividas.
Iniciado em 2019 como um projeto-piloto, na cidade de Santiago, na Região das Missões, a Sala das Margaridas se transformou em uma das principais medidas implementadas pela Polícia Civil para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher no Rio Grande do Sul.