Desde o início de abril a Praça de Pedágio de Encantado voltou a ter a cobrança de tarifas. Nesse período a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) que é responsável pela concessão do trecho arrecadou R$ 3.396.050,50 (confira a tabela detalhada abaixo). Mas a tarifa paga, não se reflete em melhorias na rodovia, especialmente entre Encantado e Guaporé, justamente onde os condutores que mais passam pela praça e consequentemente mais pagam.
O Vale de Informações percorreu a ERS 130 e ERS 129 no trecho de Encantado e fotografou alguns dos inúmeros problemas enfrentados pelos condutores, também fizemos contato com a EGR com alguns questionamentos.
Quando será feito os reparos nos buracos da via, nos degraus da ponte próximo ao trevo do Peteba, quando será consertado onde o asfalto está cedendo e levantando no meio? Quando será limpado o acostamento onde ocorreu deslizamentos, como é o caso próximo ao pedágio na Santinha do Perau?
(EGR) - A EGR esclarece que os reparos nos buracos das rodovias são realizados de forma contínua, por meio de contratos de conservação que incluem tapa-buracos e manutenção do pavimento. Esses serviços são emergenciais e visam garantir a trafegabilidade das vias. Além disso, a EGR também mantém contratos para obras de recuperação mais duradouras, que são planejadas de acordo com a gravidade de cada situação e a disponibilidade de recursos.
Sobre o problema próximo ao trevo do Peteba, este serviço está previsto para ser realizado, de forma emergencial, esta semana.
Com relação à limpeza de acotsamentos afetados por deslizamentos, após realizar a reconstrução emergencial dos danos causados pelas enchentes de maio de 2024, seguimos avaliando cada ponto crítico para definir as melhores soluções de engenharia e manter a segurança dos usuários, atuando na limpeza, desobstrução de sistemas de drenagem e monitoramento para possíveis intervenções mais profundas, como contenções.
O movimento aumentou consideravelmente nos finais de semana devido ao turismo no Cristo, e teremos a Suinofest, como a EGR pretende resolver o tempo de espera dos usuários para passar pela praça?
EGR - A empresa avalia diariamente a demanda de tráfego, ajustando as equipes para garantir maior agilidade no atendimento e proporcionar mais conforto aos motoristas. Além disso, a EGR está atenta aos eventos programados para os próximos finais de semana em Encantado e avaliará a necessidade de aumentar o número de profissionais nas praças de pedágio da região, com a utilização do sistema “papa-filas”.