Turismo

Cambará do Sul é uma viagem inesquecível a Terra dos Cânions

Turismo - 21/09/2024 06:00
Turismo - 21/09/2024 06:0021/09/2024 06:00

Câmbara do Sul é daqueles destinos de tirar o fôlego! Que podem ser visitados em qualquer época do ano, depende do seu gosto. No inverno o frio intenso, e o vento continuo combinam perfeitamente com a parte gastronômica da pequena cidade que tem um dos melhores restaurantes do Estado, o Galpão Costaneira. Também, é possível visitar a fazenda, Queijaria Campo Nativo, ver a fabricação, provar e comprar o delicioso queijo serrano. Além disso, a vegetação com predominância de araucárias, ficam cobertas por uma fina camada de gelo, que fica um verdadeiro charme. 
Já nos dias mais quentes, além dos cânions, Cambará e as cidades ao redor possuem inúmeras cascatas, uma mais linda que a outra, a maioria, tem o banho permitido. Há vários campings, onde se paga a entrada, e é possível ficar o dia todo. 
Mas com certeza, os atrativos principais de Cambará do Sul são os Cânions Itaimbezinho e o Fortaleza. Essas formações rochosas fazem parte do Parque Nacional Aparados da Serra, nos Campos de Cima da Serra, que conta com 30 mil hectares de natureza e biodiversidade. A região dos Campos de Cima da Serra está localizada no nordeste do Rio Grande do Sul na divisa com Santa Catarina. Onde a altitude varia de 900 a 1200 metros.
O Cânion Itaimbezinho é o mais famoso do Estado e seu nome em tupi-guarani significa “pedra cortada”. Seus paredões possuem mais de 720 metros de altura. E há muitas cachoeiras que podem ser visualizadas. Para ver toda essa beleza é preciso caminhar ou alugar uma bicicleta no parque. A cada passo um novo cenário deslumbrante surge perante os olhos.  
Outra dica, é que na entrada do Parque tem um museu, onde há diversas maquetes, entre elas a dos cânions de Cambará e da Praia de Torres que pode ser vista de cima dos cânions. É surpreendente como a formação rochosa dos morros encontrados a beira mar de Torres, como da Praia da Guarita é exatamente igual aos que se vê em Cambará, por isso os pesquisadores afirmam que há mais de 150 milhões de anos, essa formação era uma só, mas com o passar do tempo, ações de vulcões, do sol, chuva e vento movimentaram e formaram os cânions em Cambará e as montanhas da Praia de Torres.
Na parte debaixo do Cânion Itaimbezinho é possível fazer a Trilha do Rio do Boi, para esse passeio que tem 16 km e duração média de 10h de caminhada por dentro do rio, é preciso um excelente preparo físico e agendar antecipadamente.
O Cânion Fortaleza fica um pouco mais longe da cidade, mas vale muito a pena conhecer. Pois é maior que o Itaimbezinho seus paredões passam dos 1000 metros de altura e tem trilhas incríveis. Para fazer a trilha completa é melhor reservar o dia todo, pois ir para um lugar como esse e não ficar sentado no chão apreciando a “majestosidade”, a paz e a natureza que tem ali, chega a ser um pecado. 
Outro passeio imperdível, se você for no verão, é o “Passeio das Águas”, onde um veículo 4x4 conduzido por um guia, atravessa vários rios e te leva para inúmeras cascatas, entre elas a mais famosa, a cachoeira dos Venâncios. E Cambará ainda proporciona o mais belo passeio de balão do Estado. Você sai bem cedinho e vê o sol nascer, brindando. Essa experiência é indescritível. 
Outro destaque da cidade, é as inúmeras pousadas e chalés, tem para todos os gostos e bolsos. Mas com certeza o que chama muito a atenção é o atendimento acolhedor de todos.
E se você for até Cambará do Sul não deixe de experimentar o mel, e de ir ao Restaurante Galpão Costaneira. Para quem mora no Vale do Taquari a viagem de carro até Cambará leva cerca de 4 h.

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news