23/01/2026 11:04Cotiporã é um pequeno município da Serra Gaúcha, localizado bem no alto das montanhas. A cidade tem construções antigas belíssimas e belezas naturais de tirar o fôlego.
São vários os atrativos que podem ser conhecidos, o Belvedere do Vale da Ferradura é um deles, localizado a 8,5 quilômetros da sede, na estrada entre Cotiporã e Bento Gonçalves. Do local é possível avistar o vale do Rio das Antas que contorna o Morro do Céu e forma uma dupla ferradura. Também, oferece uma vista panorâmica da Usina Hidrelétrica 14 de Julho.
Outro atrativo que logo que se chega na cidade impressiona são as belíssimas e conservadas construções antigas. Dezenas de casas e prédios, erguidos pelos imigrantes italianos são preservados, permitindo a compreensão dos tempos de colonização. Uma das mais famosas é o prédio que abrigou por um longo período o frigorífico “A Sul Americana”, fundado em 1916. Considerado o pai dos frigoríficos do Brasil e o maior da América Latina, o prédio possui área de 6.500m² e, guarda em suas instalações, um capítulo importante da história do município.
No centro da cidade também é possível viver a cultura italiana através da religiosidade da Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde com sua imponência e beleza, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde é um dos principais pontos turísticos, localizada na Praça Maurício Cardoso. Foi construída entre 1905 e 1907, apresentando em sua arquitetura traços do estilo gótico e romano.
Outro local religioso é o Campanário São Vicente, localizado na Linha Frei Caneca, ofoi construído no ano de 1905, em madeira, o campanário sediou a primeira missa da, até então, Colônia de Monte Vêneto, antigo nome de Cotitporã.
A cidade também tem belezas naturais que enchem os olhos a Cascata dos Calza, é um exemplo, localizada no Rio Vicente Rosa, a queda principal possui, aproximadamente 15 metros e, após uma caminhada de dois quilômetros, subindo o curso do rio, encontra-se mais uma queda de 10 metros. O local é propício para banho, oferecendo diversas piscinas naturais no curso do rio. A Cascata dos está a, cerca de seis quilômetros da área central e é o ponto final da Trilha das Lontras.
Outro local de beleza natural incrível é a a Cascata dos Marin localizada no Arroio Sapatinho, a seis quilômetros da sede, a cascata possui duas quedas: uma de 80 metros e outra de 60 metros, tornando-a uma das maiores da região. Além de fazer a trilha de acesso à uma das piscinas naturais formada pela primeira queda, os visitantes podem se admirar com a vista do vale, mirantes, e tomar banho de rio.