Turismo

Cristo Protetor de Encantado alcança marca de 400 mil visitantes e impulsiona turismo no Vale do Taquari

Turismo - 19/05/2025 17:08
Foto: Luciano Nagel/ AACE
Turismo - 19/05/2025 17:0819/05/2025 17:08

O monumento Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari (RS), atingiu neste fim de semana a marca de 400 mil visitantes desde o início das visitações, em maio de 2021. O número leva em conta não apenas os ingressos pagos, mas também bilhetes de gratuidade — como os destinados a crianças de até 12 anos, moradores de Encantado beneficiados pela isenção no período de 6 a 21 de abril de 2025 e cortesias diversas.

A expressividade do Cristo Protetor transcende o Vale do Taquari, atraindo visitantes de diferentes partes do estado e do país. Um exemplo disso é uma das dezenas de excursões deste domingo (18) que trouxe as amigas aposentadas Ana Lúcia Franco, de 66 anos, e Cleusa Martins, de 61, ambas de Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. Emocionada com a experiência, Ana Lúcia não poupou elogios: "Lindo, maravilhoso esse passeio. Adorei também a oportunidade de participar da missa na Capela Scalabrini e com certeza vou voltar".

Para Cleusa, a visita ao Cristo Protetor despertou um sentimento especial de conexão e representatividade. "Já havia ido ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro, e agora queria muito conhecer o nosso aqui. Esta estátua representa gratidão e proteção, em especial para a cidade de Encantado", declarou, expressando o desejo de retornar ao local acompanhada da família. "Pretendo voltar outras vezes e trazer os filhos para conhecerem este santuário’’, disse.

Desde a inauguração oficial do Complexo Cristo Protetor, em 6 de abril deste ano, a cidade de Encantado, com pouco mais de 23 mil habitantes, tem experimentado um notável aumento no fluxo de turistas, impulsionando a economia local e exigindo adaptações na infraestrutura hoteleira. A secretária municipal de turismo, Karina Mezzomo, confirma o cenário promissor, destacando o impacto positivo do novo atrativo religioso. “Desde a inauguração do Cristo, a taxa de ocupação nos quatro hoteis e duas pousadas aqui de Encantado aumentou significativamente nos finais de semana”, afirma. Segundo ela, o perfil predominante dos turistas é composto por casais, de todas as idades, e famílias com até dois filhos’’, destaca.

Para o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana, o novo santuário representa uma virada histórica. “A inauguração do Complexo representou um divisor de águas para o turismo no Vale do Taquari”, afirma. Ele destaca que o local com a imagem de Cristo “consolida a região como destino turístico de relevância nacional e fortalece um sentimento de pertencimento e orgulho”, capaz de mobilizar investimentos em infraestrutura e qualificação.

Fontana aponta também avanços importantes na infraestrutura regional, como a nova ponte sobre a ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. “Ela restabelece a conexão entre a parte alta e a parte baixa da região, integrando os atrativos turísticos, eventos, gastronomia e serviços. É uma conquista essencial para o desenvolvimento do turismo no Vale do Taquari”, disse.

Na cidade de Encantado, os efeitos da inauguração do monumento são visíveis não apenas no movimento turístico, mas na própria dinâmica econômica e urbana. A presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Raquel Cadore, afirma que o Cristo Protetor é mais do que um atrativo. “É um símbolo de fé, devoção e gratidão. Mais do que um complexo turístico religioso, o monumento é um vetor estratégico de desenvolvimento”, afirma. Ela destaca o papel da ACI-E na mediação com o poder público diante das novas demandas de infraestrutura e mobilidade. “Trabalhamos de forma integrada com o poder público, buscando soluções para questões como ordenamento do trânsito, sinalização turística eficiente e melhorias de acesso ao monumento.”

Receba as novidades
Cadastre-se na nossa news