Um local cheio de energia e fé, com uma natureza perfeita, rodeado por árvores, canto de pássaros, imponentes paredões de pedra e uma bela cascata, essa é a Gruta e a Cascata de Nossa Senhora de Lourdes na Linha Alegre, Capitão.
A gruta foi descoberta por Francisco Secchi em 1933 quando trabalhava em suas terras. Logo, a beleza e a energia do lugar começou a atrair muitos moradores da comunidade e em 1940, Francisco e a esposa, Flora doaram a área de terra com a gruta e a cascata para a Igreja.
A comunidade, antigamente bem povoada, se reunia todos os finais de semana para
rezar o terço. Lourdes apareceu numa gruta na França e as grutas geralmente adotam ela como padroeira. Assim a santa se tornou a padroeira do local. Dando início a uma bela celebração que sempre ocorria no segundo final de semana de fevereiro com a festa de Nossa Senhora de Lourdes e a benção da garganta.
A tradição foi passando de geração em geração e mesmo com a diminuição significativa de moradores na comunidade, ainda permanece.
Agora, normalmente no primeiro ou segundo domingo de fevereiro acontece a missa e a festa. A festa segue com a preservação do costume antigo da venda de espetos e saladas separadas. Uma dica para quem for participar desta celebração é levar cadeiras, talheres e prato, além de ir com tempo para aproveitar a a tranquilidade e beleza do lugar e respirar um ar puro. Ali com certeza o tempo passa mais devagar.
A cascata fica bem ao lado da gruta tem uma queda de cerca de sete metros e também pode ser aproveitada para um banho refrescante, pois as águas correm entre as pedras pelo meio da mata até chegar na queda d'água.
Atualmente o espaço conta com banheiros, um salão aberto que é utilizado nas festas. O local é cuidado pela Igreja e pela Prefeitura de Capitão. Em 2020 uma verba do Governo Estadual propiciou o asfaltamento do lugar que pode ser acessado facilmente de carro vindo de Capitão, ou então subindo o morro através da Comunidade de Palmas Encantado, ambos os acessos são por estrada de chão e com distância média de 3,5 quilômetros do asfalto.